Você conhece o crédito consignado privado? Ele é a modalidade destinada aos trabalhadores de empresas privadas e oferece uma série de benefícios. Quer entender melhor? Siga a leitura!
O que é crédito consignado privado?
O crédito consignado privado é uma modalidade de empréstimo consignado oferecido por empresas privadas que têm parceria com instituições financeiras. Assim, é possível oferecer esse recurso aos seus funcionários. Essa modalidade é um pouco diferente dos empréstimos tradicionais, já que suas parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do funcionário. Por isso, o risco de inadimplência é menor e as financeiras podem oferecer taxas de juros mais atrativas. O valor máximo da parcela é de 30% do salário do colaborador, garantindo a organização e o equilíbrio financeiro dele, assegurando que ainda haverá recursos para o pagamento das despesas básicas.
Como funciona?
Para disponibilizar essa possibilidade, a empresa privada precisa fazer uma parceria com uma instituição financeira que trabalhe com o crédito consignado. A partir daí, o empregado que deseja obter esse empréstimo, precisará entrar em contato com o responsável na empresa para descobrir quais são essas financeiras e escolher a que melhor funcione para ele. É possível fazer uma simulação com a financeira, para ter ideia de qual o limite máximo que seria liberado para você e o valor das parcelas. Se o funcionário acertar com a financeira, todos os meses será descontado o valor das parcelas diretamente do contracheque e a empresa repassará essa quantia à financeira que realizou o empréstimo. Caso o contrato de trabalho seja extinto antes da quitação do empréstimo, a empresa descontará até 30% da rescisão, que será enviado à instituição para o pagamento total ou parcial do contrato. Se houver saldo devedor ainda, o funcionário deverá pagar as parcelas restantes diretamente à instituição por meio de boleto ou desconto em conta corrente.
O crédito consignado privado pode ser uma ótima alternativa para funcionários de empresas privadas que desejam ter crédito extra.
Prazo de pagamento
O prazo de pagamento varia dependendo do empréstimo e da financeira. Em geral, o crédito consignado privado tem até 4 anos (48 meses) para quitação. Alguns bancos ainda oferecem a possibilidade de pagamento da primeira parcela em até 60 dias após a contratação.
Valor máximo da parcela
Como explicamos, o valor mensal não pode ser maior que 30% do salário do funcionário. Então, vamos supor que você receba R$ 2 mil por mês de salário líquido. O crédito poderá ter, no máximo, uma mensalidade de R$ 600. Mas isso também dependerá da margem consignável. Se você já tiver outros empréstimos no seu nome, todos eles serão somados e o resultado não poderá exceder os 30%.
Quais as vantagens e desvantagens?
O empréstimo consignado privado possui uma série de vantagens – e por isso é uma modalidade tão popular. Vamos ver em detalhes.
Taxa de juros menor
Como as mensalidades são descontadas diretamente na folha de pagamento, as financeiras podem trabalhar com taxas de juros mais baixas, já que o risco de calote é menor. Em média, essa taxa gira entre 1,40 a 3,50% ao mês – uma das mais baixas do mercado, se formos comparar, por exemplo, com o empréstimo pessoal, que tem taxas de juros de cerca de 4,5% ao mês.
Facilidade de pagamento
Outro ponto positivo é que o empréstimo é descontado todos os meses diretamente no seu contracheque. Isso significa que você não correrá o risco de esquecer de pagar suas mensalidades, pois ele já será debitado automaticamente.
FGTS
O crédito consignado privado permite que o funcionário possa utilizar até 10% do seu saldo total do FGTS como garantia do empréstimo. Quanto maior for o valor disponível para a garantia, menor serão as taxas de juros cobradas. Além disso, se o funcionário for demitido sem justa causa, ele poderá usar toda a multa rescisória para quitar o crédito. Como explicamos, quando o trabalhador é desligado da empresa, o pagamento do empréstimo passa a ser de total responsabilidade do funcionário.
Crédito para negativados
Você está negativado e não consegue crédito? O empréstimo consignado privado é liberado mesmo para quem está com o nome no SPC. Isso porque, com as mensalidades descontadas da folha de pagamento, não há necessidade das financeiras fazerem a análise de crédito. Em contrapartida, é preciso lembrar que você receberá 30% menos do seu salário. Então, é muito importante fazer um bom planejamento financeiro para não acabar se endividando durante esse período.
Saber o que é o crédito consignado privado e ter um planejamento financeiro bem estruturado é fundamental para o funcionário antes de solicitá-lo junto à empresa.
Como solicitar crédito consignado privado?
Para saber se a empresa que você trabalha conta com essa opção, o mais indicado é conversar com o setor de recursos humanos – que, inclusive, poderá lhe orientar sobre o procedimento padrão. Por isso, o trabalhador privado não pode escolher o banco onde quer contratar o empréstimo, exceto se a empresa tiver convênio com mais de uma instituição financeira. Além disso, é requisito básico que o trabalhador tenha, no mínimo, 3 meses de carteira assinada. Gostou de conhecer mais sobre o crédito consignado privado? Se você tem um negócio, que tal oferecer essa possibilidade aos seus funcionários? Assim, a sua empresa se tornará ainda mais atrativa para os colaboradores. Entre em contato e descubra como funciona o crédito consignado privado na Alfa!