Alfa Consignado
Alfa Consignado
MENU
WhatsApp

voltar

Custo de vida: saiba o que é e como calculá-lo

Custo de vida: saiba o que é e como calculá-lo

Entenda qual o impacto que o custo de vida tem nas suas finanças e como ele é estruturado.

Você já parou para pensar se as suas despesas mensais seriam mais caras ou mais baratas se morasse em outra cidade, estado ou país? O custo de vida é um indicador que serve para você fazer essa comparação e analisar a sua realidade.

Ele é diferente do cálculo da inflação, que registra a variação da alta dos preços de produtos e serviços. Com isso, o custo de vida também pode contribuir para diversas análises, desde as suas finanças à economia de um município.

Quer entender como o custo de vida funciona e como ele é calculado?

Confira!

O que é custo de vida?

Ele representa quanto dinheiro você precisa para manter o padrão de vida que possui. Dessa forma, o custo de vida mostra a média de valores dos produtos e serviços de determinada localidade.

Essa média serve de referência para você saber se o que recebe é pouco, o suficiente ou acima do que precisa para o seu perfil de consumo.

Vale lembrar que o custo de vida pode ser diferente para cada pessoa, bem como o momento em que vive. Uma universitária, que divide um apartamento com amigas pode ter um custo de vida diferente do de uma empresária com filhos.

Essa diferença de custo de vida acontece por dois fatores:

Perfil de consumo Ele varia entre:

  • quantidade: quantas vezes vai a restaurantes ou pede comida por aplicativo de entrega, etc.;
  • qualidade de produtos e serviços, que podem ser mais caros;
  • estilo: prefere ter carro próprio, transporte público ou por aplicativo; costuma cozinhar em casa ou pedir comida pronta; compra itens ou é adepto ao “Faça Você Mesmo”;

Renda e bens

  • quanto recebe por mês (salário, renda extra, rendimentos, etc.);
  • bens que possui: se tem carro próprio, mora em imóvel comprado ou alugado, etc.

Como o custo de vida é calculado?

O custo de vida de uma localidade pode ser analisado a partir de diferentes produtos ou serviços, como moradia, educação, transporte, saúde, lazer, etc.

Cada cidade tem o seu Índice de Custo de Vida (ICV) para você comparar entre uma região e outra. No entanto, cada uma escolhe os itens de produtos e serviços para calculá-lo.

Ao contrário do que alguns pensam, o Custo de Vida não é fixo. Cada cidade ou região pode adotar um custo diferente dependendo dos serviços. Ao contrário do que alguns pensam, o Custo de Vida não é fixo. Cada cidade ou região pode adotar um custo diferente dependendo dos serviços.

O custo de vida também está associado aos salários dos trabalhadores. Com isso, em uma cidade que tem um índice elevado, o salário alto pode compensar esse custo.

Entretanto, se o salário for baixo, o impacto pode afetar as finanças de uma família.

Assim, o custo de vida acaba refletindo a média salarial de uma região. Da mesma forma, o cálculo dos salários também precisa levar em conta o custo de vida, para que os funcionários de uma empresa consigam se manter.

Um exemplo disso é o vale-alimentação que algumas empresas pagam aos funcionários. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o valor do auxílio pode variar significativamente entre bairros, a depender do estilo de consumo do local.

Diferença entre custo de vida e inflação

Embora custo de vida e inflação falem de preços a serem pagos, eles têm atribuições diferentes. A inflação é um indicador que acompanha a variação dos preços de produtos e serviços.

Ou seja, ela não registra o valor cheio, mas sim a variação desse aumento ao longo de um período. Para ter uma mesma referência, ela se baseia em uma cesta de produtos e serviços, que são considerados essenciais no nosso dia a dia.

Ao registrar se houve ou não esse aumento, a inflação revela se o poder de compra do brasileiro está maior ou menor.

Ao longo do tempo, também fica mais clara a valorização ou desvalorização da moeda. Uma vez que é preciso mais dinheiro para comprar algo que custava menos há alguns anos.

Portanto, enquanto a inflação mostra o poder de compra, o custo de vida reflete como você consegue se manter na sua região com o que recebe.

Qual a importância do custo de vida nas minhas finanças?

Seu dinheiro acaba antes do final do mês? Existem diversos motivos para isso acontecer. O custo de vida não é, necessariamente, o único motivo para este cenário.

Na verdade, o custo de vida onde mora vai te dizer se você precisa trabalhar muito mais para manter um padrão. Ele também serve para quem considera se mudar para outra cidade ou país.

Se você planeja tirar férias ou mesmo um ano sabático, precisa considerar o custo de vida para onde vai.

Vale lembrar que, no exterior, além do custo de vida, a diferença da moeda estrangeira também é um fator para ficar atento.

Como analisar o impacto do custo de vida?

O ideal é que o acompanhamento do custo de vida faça parte do seu planejamento financeiro. Para entender como o indicador impacta no seu dia a dia, considere os seguintes pontos:

  • Qual o seu custo de vida: considere a média de despesas fixas e variáveis, com base nos últimos meses. Elas refletem sua média de gastos e suas preferências de consumo;
  • Qual a situação da economia na região, no país e no mundo: se houve alta de preços, juros, taxa de desemprego etc. Entenda que, entre um momento de crise e de crescimento, a sua renda e as suas despesas também variam;
  • Variação dos indicadores para as aplicações: se você investe, sabe que a alta de juros, inflação e demais índices podem ajudar ou prejudicar a rentabilidade e, consequentemente, a sua renda;
  • Qual a sua renda: leve em conta o salário, renda extra e rendimentos, caso invista.

Você pode acompanhar o Índice de Custo de Vida da sua cidade. Ou, pode acompanhar por outras fontes, como a plataforma Custo de Vida, em português. Em inglês, o Numbeo toma como referência o custo de vida de Nova York, nos Estados Unidos, para o ranking das demais cidades.

É fundamental para qualquer consumidor analisar e avaliar o Custo de Vida do local onde mora ou para onde deseja viajar. Não levar esse índice em consideração pode afetar as finanças diretamente. É fundamental para qualquer consumidor analisar e avaliar o Custo de Vida do local onde mora ou para onde deseja viajar. Não levar esse índice em consideração pode afetar as finanças diretamente.

Plano de ação

Para se blindar das variações da economia e reduzir o impacto do custo de vida para você, analise como está a balança entre receitas e despesas.

  • Se essa balança mostra que os custos são muito altos, veja como é possível reduzir. O ideal é que você sempre viva um padrão abaixo daquilo que realmente recebe. Na prática, isso significa que você não precisa gastar tudo o que ganha.;
  • Procure cortar despesas para que possa poupar um valor por mês para ter sua reserva de emergência, realizar seus sonhos e investir;
  • Ao fazer isso, depois de um tempo vai ficar mais claro se o custo de vida onde mora está alto demais, mesmo para suas despesas essenciais.

Então verifique se o seu salário está acima ou abaixo da média do mercado da sua região. Avalie se precisa de uma promoção no trabalho, mudar de emprego ou se uma fonte de renda extra pode ajudar.

Se nada disso equilibrar a balança entre receitas e despesas, estude a possibilidade de mudar de bairro, cidade ou país.

Para reorganizar suas finanças e ter um custo de vida que não te consuma tanto trabalho, um empréstimo pode te ajudar. Se você possui dívidas com juros elevados, pode substituí-la por uma mais em conta.

Ou ainda, se precisa de dinheiro para investir em uma atividade paralela, um dinheiro extra pode ser o apoio para começar seu negócio.

Para qualquer necessidade, a Financeira Alfa pode te ajudar com as diferentes linhas de empréstimo, como pessoal, online, consignado ou para funcionários públicos.

Para saber mais detalhes, entre em contato com nosso time de especialistas aqui!

ATENÇÃO!

A Alfa não solicita depósito antecipado para efetivar operações financeiras e não operamos com Chave PIX (CNPJ / e-mail / Celular) para pagamento de parcelas de empréstimos e financiamentos, ainda que vencidos.